Ligue agora para: 69 2181-7877

 

Blog

Nos dias atuais, com uma crise muito aguda que se abate sobre os mais diversos setores, investir em empreendedorismo virou a melhor alternativa. Inclusive para uma mudança de conceito nas relações de emprego do mercado. Neste artigo, vamos apresentar dicas de segurança para quem quer trabalhar via web. Sobretudo para quem vem começando a empreender de forma moderna e com possibilidades de ampliar suas atividades.
  1. Invista em tecnologia  
Para trabalhar via web pode ocorrer a impressão de que, simplesmente ter um computador e uma conexão são suficientes para se assegurar de de que não ocorram riscos.
Essa lógica está errada, pois, ter acesso à internet, de maneira segura, requer alguns cuidados que podem passar despercebidos e que devem ser observados com cuidado, tais como:
  1. Não use o computador da empresa para acesso pessoal, pois isso pode estar expondo dados profissionais em acessos de redes sociais ou sites particulares.  O ideal é ter uma máquina específica para suas atividades profissionais;
  1. Tenha uma conexão segura e rápida, assim ela nunca lhe deixará na mão quando estiver naquela reunião ou enviando dados de seus trabalhos. Ter uma conexão que atenda perfeitamente faz toda a diferença profissional;
  1. Efetue armazenamento em nuvem, assim a segurança é muito maior e seu back-up automático e rotineiro. Evita a perda de dados;
  1. Implante um processo de assinatura eletrônica, este critério deve ser adotado até para transmissão e assinatura de contratos com clientes e fornecedores. Aumenta a garantia de transmissões de dados seguras e com respaldo jurídico;
  1. Invista em processos de criptografia de dados para garantir a integridade de informações trocadas na internet.
Claro que existem diversas formas de garantir a segurança de dados, porém estas dicas atendem ao básico para a realização de maior segurança básica a sua empresa.
  1. Utilize antivírus e firewall adequados a garantir sua segurança
Ao trabalhar via web torna-se necessário investir em antivírus, firewall e antispywares conceituados e seguros.
Não pense em contratar aqueles serviços que não tragam uma tradição de atuação na área de segurança da informação, pois certamente não estarão fornecendo uma proteção adequada a seus dados e assim poderão expor suas atividades.
Estabeleça senhas de acesso específicas para suas operações e periodicamente efetue a limpeza de seu sistema.
A propagação de vírus e sites maliciosos na internet sempre está se expandindo, então ficar sem uma proteção em sua navegação é um convite a cibercriminosos. Então, elimine ou reduza esse risco.
  1. Estabeleça parcerias com fornecedores seguros
Sempre ao trabalhar via web faça parcerias com fornecedores conceituados e que sejam seguros.
Se sua atividade vai oferecer produtos em loja online, procure estabelecer parceria com uma plataforma e e-commerce adequada, mesmo que tenha de investir maior recurso, pois isso lhe dará mais segurança.
Caso seja uma prestadora de serviços como administração ou fornecimento de mão de obra, selecione a parceria mais adequada e que invista também em tecnologia segura.
  1. Elabore um contrato de confidencialidade e uma política de segurança de dados
Para uma segurança adequada dos dados da empresa, elabore contrato de confidencialidade com todos aqueles que se relacionam de alguma forma com sua empresa.
Isto permite que tenha mais garantias jurídicas para preservar seus dados sigilosos e poderá acionar casos de vazamentos de informações ou desvios de dados.
Não impede que ocorram fraudes, mas sim, permitem buscar juridicamente o ressarcimento de seus prejuízos,
  1. Defina os níveis de acesso aos dados
Para quem trabalhar via web, utilizando equipes ou tendo a necessidade de viabilizar acesso de terceiros, como clientes ou usuários de dados, torna-se importante que se estabeleça a definição de níveis de acesso específicos a cada pessoa.
Neste caso os acessos devem ser estabelecidos de acordo com a necessidade de funções ou informações e ser restritos a essas atribuições, caso contrário seu negócio corre riscos sérios.
Considerações finais sobre trabalhar via web
Quando se vai trabalhar via web é necessário tomar medidas de segurança para evitar perdas de dados e até mesmo de problemas de conexão, isto impede que seu empreendimento venha a sofrer prejuízos e que possam comprometer a empresa.
A Brasil Digital, que tem atuação na Região Norte do País, direcionando seus trabalhos para Rondônia, é a empresa ideal para que você possa usar sem riscos de interrupções a sua internet, pois é a única do Estado que comercializa a banda larga em fibra ótica de alta performance e com garantia de sinal.
Acesse nosso site e conheça as últimas ofertas. Depois da fibra óptica você não quererá saber de mais nada para sua empresa!