Ligue agora para: 69 2181-7877

 

Blog

Tecnologia é parte fundamental de todas as atividades que exercemos diariamente. Trata-se, ainda, de um grande recurso que permite ampliar a segurança e comunicação entre as pessoas. Neste artigo, vamos demonstrar como a tecnologia pode auxiliar quanto à segurança de condomínios.
1. Ampliando a capacidade de armazenar dados
Tecnologia permitiu o arquivamento de uma infinidade de dados de moradores, visitantes e prestadores de serviços, além de manter os históricos de acesso ao condomínio e de informações financeiras referentes à gestão praticada, com muito mais segurança.
O risco de perdas de dados era constante sem o emprego da tecnologia, além de limitações de informações por conta do teto da capacidade de armazenagem de dados.
Com o desenvolvimento do recurso de armazenamento de dados em nuvem, o risco de perdas de dados e limitação de espaço de guarda de informações foi superado, auxiliando na segurança de condomínios.
2- Melhorando os controles de acesso
A tecnologia permitiu a adoção de vários controles de acesso às áreas restritas do condomínio, com a utilização de cadastro biométrico e banco de dados estruturado para consulta de acesso.
Esse recurso fortaleceu de forma imensa os controles de acesso aos condomínios. E o avanço tecnológico caminha para consulta pela íris e outras formas de biometria, garantindo ainda mais o controle de acesso e sua segurança.
3- Fortalecendo o monitoramento do condomínio
A introdução de câmeras de segurança foi possível com o desenvolvimento de tecnologia própria e que permitisse, sobretudo, a armazenagem de imagens gravadas e disponíveis para pessoas autorizadas a usá-las.
Atualmente, esse recurso permite o acesso, inclusive, remoto das câmeras de segurança. Tal fato amplia o acompanhamento da segurança do condomínio em tempo real e possibilitado para diversos usuários.
Monitorar e controlar um condomínio é fator de segurança imprescindível a todos os moradores e pessoas que tenham acesso a esses locais.
4 – Aprimorando o contato com a polícia
A integração do condomínio com empresas de segurança e até mesmo com órgãos de segurança públicos, permitiu que as informações fluíssem de melhor maneira e com mais rapidez.
Alertas às centrais de monitoramento podem ser facilmente implantados e garantem maior atuação com eficiência, reduzindo riscos de roubos e transtornos para o condomínio.
Sem uma integração, o atendimento a situações de exposição do condomínio se agrava e pode resultar em grandes perdas para todos.
5 – Melhorando o controle de portaria
Muitos condomínios estão adotando o recurso de portaria virtual; nesse caso, com reduções de custos e aumento de segurança 24 horas.
Esse tipo de conceito elimina a necessidade de manter um porteiro no local. Já o monitoramento do fluxo de acesso é realizado remotamente pelo monitoramento de imagens e contatos com os visitantes e moradores.
O funcionamento de tal sistema se dá através de uma central externa de videomonitoramento acionada pelas câmeras de vídeo ou pela chamada no interfone. Pode-se até mesmo efetuar transferências de chamadas para celulares.
6 – Inovando também no acesso veicular
Atualmente, já está ultrapassado o uso de cartões de acesso a condomínios para os moradores. A tag veicular utiliza a tecnologia de rádio frequência para acionamento dos portões.
Essa é uma excelente ferramenta de controle, pois garante que somente veículos devidamente cadastrados e autorizados possam ter acesso ao local. Além disso, consegue garantir que não ocorra de autorização de entrada para terceiros – somente por portar o cartão, o que reduz risco para o condomínio.
Considerações finais sobre tecnologia e segurança de condomínios
Relacionamos seis exemplos de como a tecnologia auxilia a manter a segurança adequada nos condomínios. Porém, toda a tecnologia depende de uma transmissão de dados veloz e segura para que possa funcionar adequadamente.
Para isso, é fundamental investir em internet de alta velocidade e com conexão segura, sem riscos de quedas de sinal. A Brasil Digital possui diversas soluções de internet banda larga em alta velocidade e que pode atender a suas necessidades, acesse nosso site e obtenha mais informações.:
http://brasildigital.net.br/novo/planos-internet-banda-larga-via-fibra-optica/